SOBRE A GOLIGHTING

O EQUILIBRIO PERFEITO ENTRE TÉCNICA E ESTÉTICA.

Bem vindo à pagina da Go Lighting, somos um grupo de designers e oferecemos experiencias audiovisuais inovadoras de iluminação profissional, projeções e conteúdo. Aqui você acompanha nossos projetos e novidades fique a vontade para curtir e comentar.


  • Stage Designer
  • Light Designer
  • Motion Designer

GRAVAÇÃO DE
DVD

Gravação de DVD

PROGRAMAÇÃO
TIME-CODE

Programação Time-Code

VÍDEO
MAPPING

Vídeo Mapping

TOURS

Turnes

OUR CLUB
IN NUMBERS


técnica e estética

O que é lighting design?

Pense em uma iluminação criativa.

Pode ser combinações tubulares de luz que criam uma forma determinada ou até pequenos pontos luminosos que guiam um caminho ou iluminam uma escada. Tudo isso é lighting design o equilíbrio perfeito entre técnica e estética, é usar os conhecimentos sobre iluminação (como a temperatura de cor, lúmens ou IRC) e aplicá-los em um projeto que supra as necessidades dos usuários de um determinado tipo de ambiente, como Palcos, Estandes, Feiras, arquitetural, entre outros. Isso quer dizer que, para ter boa iluminação, independente do espaço em questão, não basta apenas colocar lâmpadas de forma aleatória e esperar pelo espaço. É preciso fazer um planejamento prévio que estabeleça os requisitos de cada lâmpada dependendo do ambiente onde será implementada, além de levar em conta os objetivos desejados e sua viabilidade. Logo, o lighting design engloba muito mais do que apenas o resultado visual.

Um designer de iluminação de teatro (ou LD ) trabalha com o diretor , coreógrafo , cenógrafo, figurinista e designer de som para criar a iluminação, a atmosfera e a hora do dia para a produção em resposta ao texto, ao mesmo tempo em que considera visibilidade, segurança e custo. O LD também trabalha em conjunto ao diretor de palco e o mostra a programação de controle, se os sistemas de controle de exibição que forem usados nessa produção. Iluminação do palco, o trabalho de um Designer de Iluminação pode ser muito mais diversificado e eles podem ser encontrados trabalhando em turnês de rock e pop, lançamentos de empresas, instalação de arte e espetáculos de celebração, por exemplo, as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos.

Com os avanços na visualização e apresentação, ainda é difícil representar fielmente um projeto de iluminação antes que todas as luzes sejam instaladas e todas as posições sejam gravadas na mesa. Com o avanço dos softwares de processamento e visualização de computadores, os projetistas de iluminação agora podem criar imagens geradas por computador (3D) que representam suas ideias. O projetista de iluminação cria o ambiente 3D Luz e Cenografia e depois entra, fornecendo o máximo de dados tridimensionais possíveis (o que ajuda a criar renderizações completas). Isso cria um modelo 3D no espaço em tempo real simulando o Palco do evento. Usando o software, o LD pode programar todo o evento para criar iluminação real no modelo 3D, antes mesmo de começarem a montar o palco, com a capacidade de definir parâmetros como cor, foco, gobo, ângulo de feixe etc. O designer pode então fazer renderizações em real-time de vários looks que podem ser impressos e exibidos ao diretor e a outros membros da equipe de design.